tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

terça-feira, 6 de julho de 2010

ARTEMÍSIA (Artemísia Vulgaris)
Segundo a mitologia grega, a deusa Artemis (de onde originou o nome Artemísia), filha de Zeus e Leto, logo após nascer ajudou no parto de seu irmão gêmeo - Apolo. A partir de então, ela passou a ser cultuada como "protetora das parturientes e das mulheres, regendo principalmente sobre seus ciclos: virgindade, puberdade, maturidade (ciclo da reprodução) e menopausa.
A planta Artemísia é nativa de regiões de clima temperado (Europa, Ásia e África do Norte), sendo cultivada em quase todo o Brasil. Ela pertence a família das Asteraceae, é muito aromática, com caule de cor púrpura, folhas macias verde-escuras na parte da frente e prateadas na parte de traz, com numerosas flores brancas, embora exista também outras qualidade de Artemísias nas cores amarelas ou vermelhas. Floresce em Outubro, atinge aproximadamente de 1 a 2 metros de altura e possui vários nomes pelos quais é conhecida: erva-de-são-joão, erva-de-fogo, losna-brava, losna, absinto, isopo-santo, entre outros.
A planta Artemísia, carrega em si, todo o potencial da poderosa deusa Artemis, sendo usada principalmente pelas mulheres, para regular os ciclos menstruais e para aliviar cólicas, mas contra-indicada para mulheres grávidas e lactantes, por sua ação estimulante. Ela é também contra-indicada para crianças pequenas ou pessoas que sofram de epilepsia.
Na terapia moxabustão, a moxa, é preparada a partir da Artemísia Vulgaris e da Artemísia Sinensis. O calor despendido da moxa durante o tratamento ajuda a sanar e prevenir diversos tipos de doenças, a grosso modo podemos dizer que ela remove e desobstrui os bloqueios energéticos dos meridianos reestabelecendo seu fluxo saudável, reforçando assim o sistema imunológico como um todo.
Os emplastos feitos a base de Artemísia, ao serem colocados no plexo solar (considerado nossa lixeira), ajudam na limpeza das energias densas que absorvemos no dia-a-dia ao mesmo tempo que nos energiza e reabastece, dando-nos força e coragem para enfrentar a vida.
Nos escalda-pés: 10 gotas de óleo de Mugwort (Artemísia) misturado com um pouco de leite e água morna, acrescidos ao escada-pés, é excelente para pernas e pés cansados, inchados e doloridos, proporcionando um enorme alívio, relaxamento e bem-estar.
O chá das folhas e flores, preparado por infusão (15 gramas para l litro de água) quando tomados aos goles, meia hora antes das principais refeições ajuda na digestão, sendo muito bom para flatulência, afecções gástricas, hepáticas e biliares. O chá de Artemísi é também considerado bom para combater problemas de vermes, cólicas intestinais, menstruais, anemia, caimbras, diarréias, reumatismo, nervosismo, epilepsia e icterícia, porém, deve ser consumido moderamente, pois em excesso, pode se tornar tóxico.


As Pindas de Artemísias... Ufa!!!... finalmente!...

Por suas propriedades sedativa, analgésico e antiinflamatória, as Pindas ajudam a diminuir a ansiedade e a fraqueza do corpo de um modo geral, proporcionando alívio de dores, tais como: cólicas menstruais, dores abdominais, reumáticas, nevrálgicas, artrite, artrose, caimbras e gota. No inverno principalmente, utilizamos Pindas previamente aquecidas, o que faz com que elas agreguem, de uma certa forma, benefícios iguais aos da moxa e dos emplastos, sem contar que os cházinhos e os escalda-pés já fazem parte desse ritual.
Por ser uma planta de beira de estrada, popularmente diz-se que a Artemísia, além de proteger ela ajuda a aliviar o cansaço dos viajantes, quando esses mastigam três de suas folhas. Colocadas debaixo dos travesseiros, atuam contra pesadelos e auxilia na realização de projeção astral. Dizem também que casas limpas com vassouras feitas de Artemísia, afasta maus-espíritos, almas penadas e protege o ambiente. E quando colocadas penduras nas portas das casas evita desgraças, afasta energias negativas e corta invejas.

Santa Artemísia!....
Que a deusa Artemis a abençoe e a nós também!
Thau, thau...

Um comentário:

  1. Olá, estou pesquisando sobre a indicação de artemísia para casos de convulões e epilepsia, e encontrei diversas menções favoráveis. Já em seu post, em certo momento você diz claramente que a artemísia é conta-indicada para crianças que sofram de epilepsia. Você pode me falar um pouco sobre isso? Ou talvez tenha sido um erro de digitação e ela na verdae é indicada? Obrigado.

    ResponderExcluir