tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010





LAVANDA

(Lavanda Angustifolia)





É lindo, não é mesmo!... Uma obra de arte, um pedacinho do céu na terra pintado pela divina mão da mãe natureza. Que espetáculo encantador e indefinível: Azul/Lavanda... que encanta, inspira, acalma, harmoniza, enebria e purifica.
E que aroma!... intenso, delicado, suave...como deve ser inebriante um campo ou um jardim de Alfazema. Deve ser muito especial, mesmo!...
Eu disse Alfazema?!... mas... não é Lavanda?....
Alfazema, Lavanda, Lavandula, Nardo, que mais?... ah!... Espicarnardo... todos esses são nomes populares dessa maravilhosa espécime que a Divina Mãe Gaia nos presenteou...
A Lavanda!




O gênero Lavandula, abrange várias outras espécies, mas todas pertencem a família das Lamiaceae, botânicamente falando. Ela é uma planta herbácea ou subarbustiva, de porte pequeno (entre 20 e 60 cm de altura), que pode ser perene ou anual, originária dos países mediterrâneos, África Tropical e Índia. Dizem que as melhores são as da região de Provence sudeste da França, mas entre as espécies mais cultivadas estão não só as Lavandin (L. intermédia) francesas, como também as famosas lavandas-inglesa (L. angustifolia ou L. officinalis) que estão entre as que mais possuem poder medicinal e aromaterápico. A lavanda espanhola, Rosmaninho (L. stoechas), a L. dentata e a L.multifida, também muito conhecidas, são utilizadas mais no paisagismo.
A floração da Lavanda ocorre principalmente na primavera-verão. A planta possui folhas estreitas e alongadas, opostas, lineares ou lanceoladas e suas flores de cor azul ou violeta, reunem-se em inflorescência parecendo uma espiga e exalam um agradável, delicado e delicioso aroma e néctar que atrai muitas abelhas (produzindo um excelente mel de lavanda) e borboletas. Mas não pense que a Lavanda só possui flores azuis ou violeta, é possível encontrar também diversos híbridos e variedades, como as brancas (Albas) ou as róseas (Hidcote Pink). Na realidade, dizem que há cerca de 25 a 30 diferentes tipos de flores de lavanda. Isso não é maravilhoso?!
Quem nunca usou uma água de Lavanda?! É delicioso, né!?... Seu cheiro gostoso de frescor e limpeza, nos faz sentir uma enorme sensação de bem estar, calma e tranquilidade. Aliás a lavanda pode ser usadas nas formas mais variadas possíveis. Para quem gosta de comidas mais exóticas, pode fazer uso dela na culinária tanto para pratos doces como salgados, assim ela vai bem em geléia, bolos, biscoitos e pães, sendo que suas flores servem para decorar sobremesas. O mel de lavanda é delicioso e o açucar aromatizado pode ser usado em geléias, sobremesas, sorvetes e salada de frutas ou onde sua imaginação te levar. Em pratos salgados seu uso se dá em arroz, marinadas, saladas e como tempero podemos usar o óleo e o vinagre preparados com infusão de lavanda. Mas os especialistas em gastronomia advertem: use em doses pequenas, pois seu aroma doce e intenso em doses excessivas pode arruinar o melhor dos pratos.
O chá de Alfazema, é indicado para insônia, nervosismo, vertigens, bronquite, asma, problemas digestivo, abaixa a pressão e combate nevralgias, dor de cabeça, cólicas, flatulências, cistite e mau hálito. O chá é preparado por infusão (uma colher de chá para meio litro de água quente). Abafa-se por 10 minutos e depois coa. Para dor de garganta. acrescente mel ao chá. Como sempre, nada de excessos, pode causar irritação estomacal, portanto, tomar apenas uma xícara, duas ou três vezes ao dia. Mulheres grávidas deve evitar o uso em doses altas por ser um estimulante uterino e pessoas com úlceras devem evitar. Seu uso dentro das doses preconizadas, entretanto, não tem maiores contra-indicações.

E como não poderia deixar de ser - já que a Lavanda está associada à idéia de limpeza devido ao significado de seu nome que deriva do latim "lavare - lavar", seu uso tornou-se essencial em produtos de limpeza de ambientes e de higiene pessoal. Exatamente por isso podemos encontrar uma gama enorme de utilidades para a Lavanda seja em sabonetes (que limpa e refresca), em sais de banhos (ajuda a relaxar e aumenta a auto-confiança), em banhos (limpeza do campo áurica, abertura de caminhos e para atrair o amor para a vida da pessoa), em água de cheiro ((além de perfumar e refrescar seu uso na nunca protege contra ataques de obsessores, conforme afirmam alguns místicos), em água de lencóis (delicioso cheirinho de limpeza e frescor), em travesseiros (relaxa, acalma e facilita o sono), temos seu uso também em em saches (perfuma, espanta traças e insetos dos armários), em spray de ambientes (tranquiliza e equilibra as emoções), em incensos ou defumação (acalma e limpa o ambiente de energias estagnadas ou nocivas), em velas aromáticas (atrai energias positivas) e em arranjos florais.
Na Aromaterapia o óleo essencial de lavanda é tudo de bom! Ele é considerado um dos melhores no combate ao stress, a insônia, ansiedade, depressão e às tensões nervosas, por suas propriedades calmante, sonífera e sedativa. Por ser analgésico, cicatrizante, antiespasmódico e anti-séptico, o óleo de lavanda é muito eficiente no alívio de dores musculares, contusões, hematomas, queimaduras, picadas de insetos (borrachudos, abelhas, formigas, entre outros). Ele ajuda na regeneração da pele e evita a formação de aquelóides. Em vaporizadores, ele ajuda no tratamento da tosse e problemas respiratórios como asma e bronquite. Um banho de banheira com óleo essencial de lavanda, acalma e ajudar a espantar o stress do dia-a-dia, além de ser anti-depressivo é excelente contra a insônias porque relaxa, seu perfume agradável produz um enorme bem estar. Crianças fracas e anêmicas podem se beneficiar e muito de um delicioso banho de alfazema. Modo de preparar: Misture 10 ml de óleo vegetal, com 10 gotas de óleo essencial de lavada diluídos em uma colher de sopa de leite morno e despeje na banheira. Os óleos essenciais não são solúveis em água por isso devem ser diluídos em leite morno, esse procedimento evita que se forme na água uma película ultrafina que poderia causar irritação nos olhos e na boca, principalmente em crianças e bebês.
Obs: o óleo essencial de lavanda nunca deve ser usado puro, doses altas podem causar convulsões. Quem faz uso de iodo e sais de ferro deve evitar o seu uso, devido a incompatibilidade de suas substâncias .

Nos escalda-pés, uma boa dica é diluir em leite morno 2 gotas de óleo essencial de lavanda e de alecrim, que ajudam a combater cólicas menstruais, estomacais e caimbras. Ela também restaura a circulação sanguínea dos pés e proporciona um enorme alívio para pernas e pés inchados, doloridos e cansados, além de propiciar uma agradável sensação de frescor e relaxamento.
Contra-indicações: Não é recomendado para pessoas portadoras de Diabetes e/ou Arteriosclerose.



Como todos já sabem, o uso das Pindas, tem grande efeito rejuvenecedor, estimula a circulação sanguínea e linfática, desintoxica os tecidos, lubrificando as juntas tornando-as mais flexíveis, além de ser uma verdadeira terapia de purificação que proporciona uma sensação de total relaxamente e bem-estar.
As Pindas de Lavanda por sua vez, restauram o equílibrio perfeito da pele, é hidratante, cicatrizante e regerador celular, podendo ser usada em todos os tipos de pele. Elimina a tensão nervosa, acalmando os nervos, a ansiedade, depressão, insônia e o stress emocional. Ajuda a aliviar dores de cabeça por tensão, a amenizar dores musculares e articulações em geral, como artrite reumatóide, lombalgia, entorse e dores nas costas. Energeticamente falando, as Pindas de Lavanda atuam no equilíbrio de praticamente todos os chacras e seu efeito psicológico não poderia ser outro: maior auto-estima, alegria e paz interior. Não é à toa que a consideram "uma verdadeira força da natureza de triunfo e delicadeza", que se expande, envolve, enebria o nosso ser resgatando a nossa Alma.
Obrigada Divina Mãe por esse Perfume Celestial.
Fotos - Créditos:
4.www.bigstockphoto.com/Lavander
6..www.inmagine.com/tea-time

Nenhum comentário:

Postar um comentário