tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Camomila
(Matricaria Chamomilla)


foto créditos p/: http://flickriver.com/photos/-polymnia-/429412833/

Que delicadeza!... Que suavidade!... Porém não se engane, sua aparência frágil, singela e delicada, guarda em suas entranhas uma força poderosa que transforma a vida a sua volta. É verdade!!!


Você sabia que a Camomila é considerada uma " Médica Vegetal" no sentido mais amplo e exato de uma grande "curadora nata"?! Isso não é maravilhoso?!!!
Como a Divina Mãe Natureza é fantástica e cheia de poderes mágicos... e de lindas fadinhas...


foto créditos p/: http://www.fichasedesenhos.com/daminhas-fadas.html

Pois é a nossa doce e suave Camomila tão frágil e delicada tem o poder não só de curar os nossos males como também os males
daquelas plantinhas que se encontram caidinhas e débeis na natureza. Dizem que se plantarmos uma "erva de Camomila" ao lado dessas plantinhas elas se recuperam e vêem restaurado todo o seu vigor novamente. Ela também atua na natureza como um repelente de insetos e acáros, podendo ser usada em forma de aspersão, contra pulgas, sobre a cama de nossos queridos gatinhos e cãezinhos. E não é só isso não, se preparamos um spray com suas flores e folhas e pulverizarmos as plantas de nosso jardim, essa sinergia da Camomila irá evitar que elas apodreçam. Aliás, a saúde das plantas de nosso jardim, pelo jeito, poderia ser muito melhor se mantivessemos uma série de Camomila dispersas ao seu redor. Não só a saúde de nosso jardim estaria melhor como a nossa e a dos nossos animaizinhos. Bom demais!!!

Uma planta que cuida de outras plantas necessitadas a sua volta, não é mágico?!... E como toda boa cuidadora ela é também uma boa protetora... pois se plantarmos Camomila ao redor de nossa casa, ela tem o poder de afastar coisas negativas como o olho gordo e a inveja e de trazer prosperidade para o nosso lar!... Dizem também que lavar as mãos e o rosto com ela atrai amor e sorte. Coisa boa, né?!... Por todos esses benefícios quem é que vai querer ficar sem o seu próspero jardim de Camomila em casa?!... nem que seja pra tomar aquele chazinho gostoso já vale a pena, você não acha?!
Você querem saber um pouquinho mais sobre essa maravilhosa "Planta Médica" - Matricária Chamomilla?!... Tenho certeza que sim, então vamos lá...

Camomila é originária da Europa e Norte da Ásia, pertence a família das Asteraceae, seu ciclo de vida é anual. É uma planta herbácea aromática, de porte pequeno, medindo entre 20-50 cm de altura. Seu caule é fino, ereto, glabro e ramificado, desprovido de pelos. As folhas tem uma coloração verde, lisas na parte superior, bem recortadas em segmentos estreitos e pontiagudos. Inflorescências em capítulos, com dois tipos de flores agrupadas em corimbos. As flores centrais são hermafroditas com corola tubulosa amarela e flores marginais femininas de cor branca. Camomila é o nome vulgar dessa planta e entre as mais conhecidas com as mesmas propriedades medicinais, estão a camomila-alemã (Matricária Chamomilla ou M. recutita) e a camomila-romana (Chamaemelum nobile ou Anthemis nobilis).
A Matricária Chamomilla ou M. recutita (camomila alemã), tem o miolo oco com formato cônico, sua coloração é amarela com pequenas pétalas brancas que pendem para trás e seu sabor é amargo.




foto créditos p/ http://plantasmilagrosas.blogspot.com/2009/06/camomila-ma-digestao-gases-colicas.html

A Chamaemelum nobile ou Anthemis nobilis (camomila romana), tem o miolo sólido, quase plano, rodeado por pequenas escamas, sua coloração é amarela com pétalas brancas horizontais e seu aroma é doce e único, especialmente quando aquecido pelo sol.

foto créditos p/: http://luirig.altervista.org/photos-int/anthemis-tinctoria---camomila-amarela.htm
Podemos encontrar ainda a Chamaemelum tinctorium ou Anthemis Tinctoria L. , conhecida como camomila dos tintureiros, ela é semelhante a margarida, possui miolo e pétalas amarelas, com folhagem verdes brilhante, muito aromática. Seu uso medicinal é muito limitado(cefaléia, espasmos, amenorréia), sendo mais utilizado como um corante natural, principalmente em tecelagem artesanal, porque produz um pigmento castanho dourado.

Mas, independentemente da variedade ou do tipo, a principal característica da Camomila é a sua propriedade medicinal: sedativa, carminativa, antiinflamatória e espasmódica, antibiótica, adstringente, digestiva, cicatrizante, antialérgica, laxante, fortificante, anti-séptica, antibacteriana, antioxidante, antidepressiva, relaxante muscular, sudorífera e clareadora.


foto créditos p/: http://www.ruadireita.com/alimentacao/info/cha-de-camila-contra-o-diabetes/


No Brasil, a Camomila chegou por volta do século XIX, pelas mãos dos imigrantes europeus, mais precisamente com os italianos, alemães, poloneses e ucranianos, adaptando-se muito bem ao sul do país. A Camomila é uma planta tão poderosa que os antigos egípcios, em gratidão as suas propriedade curativas, principalmente nos tratamentos de malária, consagravam o chá de suas flores e ofereciam-no a Amon-Rá , um de seus principais deuses (o Sol).
Essa informação está documentada no "Papiro de Erbs", descoberto pelo egiptólogo alemão George Erbs. Há registros também de que a Camomila foi usada por Hipócrates (o pai da medicina), por Galeno (médico e filósofo romano) e por Albertus Magnus (Santo Alberto Magno também conhecido como Alberto de Colônia). Ela é referenciada num dos mais antigos tratados de medicina o "Livro de Medicamentos Simples" escrito por Mattheus Platearius (médico da escola de Salerno) e no "Complete Herbal", escrito em 1653 por Nicholas Culpeper, um botânico inglês, herbolista, que também catalogou centenas de ervas medicinais.
foto créditos p/: http://www.bodley.ox.ac.uk/dept/scwmss/wmss/medieval/mss/ashmole/1462.htm
O que podemos concluir com tudo isso é que a Camomila é uma velha conhecida nossa, usada e pesquisada a séculos, podendo ser considerada como uma planta com muitas qualidades e versatilidade, evidenciando dessa forma sua utilização, seja no paisagismo, como na indústria de medicamentos, alimentos e cosméticos. Sua multifuncionalidade, pode ser usada, portanto, de diferente maneiras, seja para beneficiar nosso jardim, nossa agricultura, nossa saúde ou mesmo a nossa beleza, por isso mesmo é muito comum encontrarmos diversos produtos cosméticos a base de Camomila, como por exemplos, os famosos shampoos e loções clareadores, ou mesmo os cremes ou pomadas que ajudam a limpar, a regenerar os tecidos e dar mais elasticidade à nossa pele. E quem é que nunca usou um chazinho de Camomila para realçar o tom dourado dos cabelos ou como um colírio natural para tratar daquelas conjuntivites que deixa a gente com uma aparência horrível?! ou ainda, uma compressa de camomila geladinha, que acalma e contrai os vasos, suavizando as olheiras ou o inchaço dos olhos?... Bom, provavelmente pelo menos alguma dessas coisas você já fez, não é mesmo?! Por essas e outras é que a Camomila é uma erva extremamente popular e tão consumida no mundo todo.
foto créditos p/: http://www.webmd.com/slideshow-digestive-health
De um modo geral a Camomila é considerada muito útil para acalmar o sistema nervoso, a ansiedade, para refrescar o estômago, para aliviar azias, problemas hepáticos e principalmente a insônia. A Camomila também ajuda a prevenir úlceras, a combater as infecções das células brancas do sangue estimulando nosso sistema imunológico. Além disso, ela tem se mostrado muito útil nos tratamentos de pessoas que tem problemas com artrite-reumatóide, inflamação das vias urinárias, diarréia, tensão pré-menstrual e da menopausa. Como ela é analgésica acalma dores de cabeça e cólicas. Um banho preparado com as flores da Camomila, ajuda a aliviar o stress do dia e restaura as nossas forças propiciando um sono mais tranquilo. E o banho de assento é especialmente útil para quem tem problemas de hemorróidas ou corrimentos vaginais. E quem nunca usou um chazinho de camomila para acalmar as cólicas do bebê?
Aliás, aqui vai um toque todo especial para as mamães de bêbes engraçadinhos, bonitinhos, fofinhos, levadinhos e "agitadéeeerrimos"... (por que eu não aprendi tudo isso antes?!):

Uma pequena porção de flores secas de Camomila na banheirinha de seu bebê vai deixá-lo calminho, relaxado e ele dormirá como um anjinho... Minha amiga!... se ele for hiperativo então!... banho de camomila, chazinho de camomila e um delicioso travesseiro preparados com flores secas de camomila... já pensou?!... Quantas noites de sono maravilhosas que provalvemente você vai ter... e que eu perdi!.... Aproveita e arrume um travesseiro desses para você também... além daquele cheirinho suave, delicado e delicioso, você terá aquela tão merecida noite de sono... sem ansiedade, sem pesadelos, sem stress, calma e tranquila como o seu bebê! Testa e depois me conta, tá?... Ah! Eu ia me esquecendo... a Camomila também é ótima para aliviar cólicas, diarréia e as gengivas do bebê quando do nascimento de seus primeiros dentinhos... Nossa! como eu usei e os meus pequenos (grandes homens) não tiveram nenhum problema de irritação por causa dos primeiros dentinhos, nem cólica ou diarréia... Santa Camomila!...

Na Aromaterapia podemos encontrar algumas variedades de óleo essencial de Camomila:


- Camomila Romana (Chamaemelum nóbile) é sedativa, antiinflamatória, calmante e relaxante. Proporciona alívio em dores musculares, artrite-reumatóide, conjuntivite, enxaqueças, dores de cabeça e de ouvido, cólicas, diarréia, problemas de pele como dermatites, erupções cutâneas, pele seca, reações alérgicas, acne, eczema, feridas, problemas digestivos e ginecológicos. Boa também para nervosismo, depressão e sindrome de pânico.


- Camomila Alemã Azul (Matricária recutita), muito eficaz no combate as inflamações devido ao alto teor de camazuleno. Possui propriedades cicatrizantes, antibacteriano e antiespasmódico. Bom para artrite, reumatismo, espasmos e dores musculares, problemas de pele, como psoríase, acne, eczema, erupções cutâneas.
- Camomila Alemã Verde (Matricaria Chamomila) é um óleo destilado na India a baixa temperatura, produz um óleo verde escuro. É rico em matricine, mas contém baixo teor de camazuleno, por isso seu custo é mais baixo. A fragância é mais doce que a da Camomila Alemã Azul e é considerada menos eficaz no combate as inflamações. Usada em difusor ajuda na concentração e acalma. Inalado diretamente na palma das mãos ajuda a promover um sono mais profundo.
Camomila Marroquina (Ormenis multicaulis) utilizado mais na indústria de perfumaria, porém já existe algumas marcas no mercado indicando seu uso na aromaterapia, principalmente como relaxante muscular e para problemas de dores de cabeça, hormonais, inflamações na pele e irritabilidade. A Camomila marroquina não é considerada como uma "camomila verdadeira" sendo encontrada no Oriente Médio e no Mediterrâneo. É um produto novo no mercado com propriedades: emenagogo, antiespasmódico e sedativo.
Como sempre, não poderíamos deixar de falar sobre os efeitos colaterais,... pessoas com gastrite, úlcera, refluxo, colite, diverticulite e mulheres grávidas e em lactação devem evitar seu uso. Em bebês e crianças o uso do óleo essencial de camomila deve ser administrado com cautela. Pessoas sensíveis a Camomila podem desenvolver quadro de rinite alérgica. Vale lembrar que o uso de qualquer óleo essencial deve ser sempre prescrito e supervisionado por um profissional da área.


Vamos então agora a nossa famosa massagem com Pindas que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, elimina as toxinas do corpo, melhorar as dores e torna o corpo mais flexível e a pele mais bonita e saudável. Além de todos esses benefícios que a massagem com as Pindas em si já possibilita, a massagem com as Pindas de Camomila produz uma ação mais calmante e relaxante sendo especialmente benéfica para pessoas stressadas, nervosas e impulsivas. Por suas propriedades antiinflamatória ela ajuda a aliviar dores musculares e articulares, sendo aconselhável para quem tem problemas de espasmos musculares, dores ciáticas, artrite e reumatismo. As Pindas de Camomila apresentam também ação bactericida e antitóxico, o que ajuda no tratamento de condições dermatológicas, sendo excelente para quem tem pele hipersensível ou seca. Além de tudo isso ela ajuda ainda a regular o aparelho digestivo....
E ai?... você gostou?... Espero que sim, então aguardo sua visita....
Até a próxima!... Thau! Thau!...
*
Vera Lucia Santos Paula
Terapeuta Holística
*
Contato: (12) 3911-9533
email: verena_de_paula@hotmail.com




































































































2 comentários:

  1. Olá,

    estou seguindo seu Blog, irei colocar um link para ele em meu blog, pode? Coloque um link meu no seu e siga, por favor.

    Paz Profunda.

    ResponderExcluir
  2. O meu blog é New Aeon Saúde e Beleza: http://www.newaeon-saudeebeleza.blogspot.com obrigado...

    ResponderExcluir